PAAS

PAAS

Projecto Ambulatório de Ambiente e Saúde

A Universidade Fernando Pessoa (UFP) foi uma das primeiras instituições de ensino superior do nosso país a apostar na área científica do Ambiente. A licenciatura em Engenharia do Ambiente da UFP foi, por isso, uma das primeiras formações universitárias em que as questões ecológicas têm sido, e são, olhadas como causas do equilíbrio social e do bem-estar comunitário. Quisemos, e queremos, compreender cientificamente os fenómenos ambientais e a sua influência na vida das sociedades, para encontrar respostas de terapêutica para as situações de risco para a saúde pública.

Este projecto é pois, uma acção permanente de educação ambiental para a sustentabilidade da saúde comunitária, nos seus diversos aspectos. É, por isso mesmo, um projecto de extensão comunitária de natureza pedagógica interdisciplinar, através do qual a UFP pretende apoiar o ensino-acção, como paradigma pedagógico pelo conhecimento útil que se obtém nos rastreios diários que efectua.

O trabalho será desenvolvido com os agrupamentos escolares, com as associações empresariais, com as autarquias locais, com as associações cívicas ligadas ao ambiente e com as autoridades concelhias ligadas à saúde. O projecto realizar-se-á em trabalho de campo, apoiado por uma unidade laboratorial móvel, devidamente equipada para efectuar medições atmosféricas e colheitas em poços e furos e nascentes de águas de consumo, de águas fluviais e de albufeiras com utilização turística, de águas residuais abandonadas ou usadas para rega em produção de hortofrutícola doméstica, de solos cultivados para fins alimentares.

O projecto incidirá também sobre as questões do ordenamento do território, do urbanismo e da arquitectura ecológica. Tratando-se de um projecto com benefícios para as diversas comunidades locais, designadamente ao nível da definição de politicas sanitárias e de gestão ambiental, procurar-se-á a colaboração institucional das autarquias e da administração central do Estado, por forma a podermos criar bolsas de investigação para apoio à execução de trabalhos de campo, às análises laboratoriais consequentes e à publicação dos resultados.

A Universidade Fernando Pessoa assume, claramente a cultura didáctica, como base da qualidade sustentável que o projecto educativo for conquistando. Porque, a qualidade, de ensinar ou de aprender, não existe só porque se diz, mas porque se faz, porque se pratica e porque se conquista. Esta é uma responsabilidade que assumimos como imperativo cultural e ético, quando decidimos corporizar este projecto universitário que discretamente esperamos consolidar.

Informações e Contactos Projecto Ambulatório de Ambiente e Saúde Gestor do Projecto: Jacinto Durães Praça 9 de Abril, 349 | 4249-004 Porto Tel.: 22 507 13 29 / Fax.: 22 550 82 69 E-mail: jacintod@ufp.edu.pt / andreia@ufp.edu.pt

 

Login

Lost your password?